De CeFi para DeFi: Movendo Finanças Tradicionais para Blockchain
DeFi é um campo empolgante de inovação e experimentação para produtos financeiros inspirados nas finanças tradicionais (ou finanças centralizadas, “CeFi”). É sem permissão e conduzido por comunidades apaixonadas com novas ideias e capital significativo. Também dá a muitos investidores de varejo a chance de aprender e fazer parte de uma indústria em crescimento.
Tecnologia sem permissão significa que qualquer pessoa pode usá-la. Os projetos DeFi estão levando a inovação financeira a sério, criando classes inteiramente novas de produtos sintéticos, política monetária e ativos estruturados de acordo com sua imaginação. Isso atrai ideias incríveis e efeitos de rede, mas também traz riscos terríveis tanto do ponto de vista financeiro quanto regulatório.
A falta de estruturas em torno da governança do projeto, regulamentação inevitável e risco financeiro de novas classes de ativos é atualmente uma vantagem para DeFi. Projetos e redes estão construindo infraestrutura e parcerias para lidar com a blitz de serviços e clientes que migram para o DeFi. Os novos participantes do mercado desejam acessar as incríveis inovações que a tecnologia sem permissão interoperável permite.
Para ser claro, o dinheiro institucional ainda não está realmente no DeFi. Existem algumas apostas aqui e ali, principalmente de primeiros entusiastas fazendo riscos calculados. Alocar níveis materiais de capital ao DeFi simplesmente não faz parte dos planos dos grandes fundos. Uma estratégia institucional para pular em uma tendência altamente técnica por uma semana para tentar 100x um investimento simplesmente não existe. Isso não é melhor do que levar o dinheiro do investidor para a mesa de roleta pelos padrões do modelo de risco.
Entende-se que alguns projetos DeFi nunca fornecerão dinheiro institucional. Parte do etos libertário da criptografia é que você pode ser seu próprio banco. Esses protocolos e projetos irão prosperar enquanto puderem encontrar sua base de usuários de nicho e proposição de valor. No entanto, o financiamento institucional chegará aos projetos DeFi que aumentam em escala (e em breve) assim que a infraestrutura estiver pronta. Como os protocolos e projetos precisam evoluir para acomodar o dinheiro institucional? O que um fundo que traz centenas de milhões para o DeFi precisa implantar capital a longo prazo?
O que a CeFi precisa
Análise de Risco
As instituições financeiras precisam de dados precisos e confiáveis sobre diferentes fatores de risco específicos para blockchain, como risco de contrato inteligente ou risco de plataforma.
Conformidade
As instituições financeiras precisam de mais orientação dos reguladores em muitas áreas, mas principalmente em regulamentações de títulos e commodities e tratamento tributário.
Proteção Desvantagem
Para muitos fundos de investimento, operar descoberto não é uma estratégia viável. Os instrumentos que fornecem proteção contra perdas devem ter liquidez profunda com ferramentas sofisticadas.
Prova Social
CeFi não é uma indústria de adotantes iniciais. Precisamos ver os líderes do setor darem o salto inicial. As falhas inevitáveis e os sucessos precisam ser bem divulgados e compreendidos para que outros possam aprender como esses líderes avaliaram o risco e agregaram valor a longo prazo com o DeFi.
Como as instituições afetarão o DeFi?
Blockchain e criptomoeda surgiram com ideais libertários e DIY para se afastar das estruturas financeiras e bancárias da época. Como o setor cresceu em uma gama diversificada de projetos, muitos estão tentando se juntar ao financiamento tradicional, servir ao financiamento tradicional ou conectar o financiamento tradicional a produtos DeFi. Se houver uma maneira valiosa e próxima para a CeFi integrar o DeFi como parte de uma estratégia mais ampla, as instituições financeiras podem diversificar para o DeFi para obter exposição, parcerias e participação no mercado.
Exposição
A maneira mais simples de as instituições se envolverem é ingressar no ecossistema e injetar liquidez nos protocolos. Conforme discutido acima, há muitos requisitos que precisam ser atendidos antes que isso aconteça. Que tipo de impacto uma quantia significativa de dinheiro teria nos protocolos?
Riscos
Primeiro, ataques de governança ou votação centralizada são riscos para alguns protocolos DeFi se a quantidade de fundos em um determinado pool não for grande o suficiente para absorver somas significativas de dinheiro de uma das partes. A Rede Kyber é um bom exemplo disso. No momento em que este artigo foi escrito, a Kyber tinha US$ 86 milhões em seus pools de liquidez e token de governança. É um DEX altamente ativo que poderia ser influenciado com relativa facilidade por algo considerado um valor pequeno por um fundo de hedge. Em um caso como esse, um investimento de US$ 5 milhões pode dar a uma instituição um assento bastante significativo na mesa de tomada de decisão. Os sistemas descentralizados são projetados para isso em muitos casos. A porcentagem relativa da aposta em um protocolo dá aos jogadores mais poder de voto, mas isso ainda não resolve o problema. Alguns protocolos podem ser forçados a mudanças significativas por vários participantes em conluio para tomar decisões de governança de alto impacto.
Benefícios
Também há vantagens significativas em mais liquidez nos protocolos DeFi. Mais liquidez vai sobrecarregar as capacidades de produtos financeiros avançados que requerem uma grande liquidez para escalar. Conforme a liquidez cresce, podemos esperar ver a demanda impulsionar mais inovação na criação de mais produtos financeiros. Isso cria um ciclo virtuoso que impulsionará o investimento incremental das empresas tradicionais de serviços financeiros.
A Proposta de Valor da Avalanche
No Avalanche, começamos a construir a Internet das Finanças. Estamos construindo uma plataforma de tecnologia tão simples de usar que qualquer banqueiro de Wall Street pode configurar transações, empréstimos e outros tipos de serviços financeiros em 2 a 3 horas, aproveitando nossa documentação e ferramentas. Na mesma linha, queremos que os desenvolvedores de criptografia que estão no mercado por 4 a 5 anos possam expandir seus projetos sem serem prejudicados pelo congestionamento da rede e altas taxas de transação.
Como procuramos cumprir essa meta ambiciosa? No momento, estamos nos preparando para o lançamento de nossa rede principal , certificando-nos de que temos integrações significativas implementadas no primeiro dia. Estamos apoiando projetos especiais que desejam construir a comunidade inicial de casos de uso, participando de nosso programa de doações, Avalanche-X . Até o momento, recompensamos projetos para fornecer ferramentas aos usuários do Avalanche. No momento, estamos procurando equipes empreendedoras para lançar seus próprios aplicativos DeFi.
Se você compartilha esta visão de trazer CeFi para DeFi para melhorar e aumentar o ecossistema para usuários atuais e futuros, venha construir no Avalanche . Sinta-se à vontade para entrar em contato para falar sobre casos de uso e parcerias enviando-me uma nota . Vamos construir sem limites — juntos.
Fonte deste artigo https://johnwu.finance/blog/from-cefi-to-defi-moving-traditional-finance-onto-blockchain
Aviso Legal
“Esse artigo é meramente informativo e não é uma recomendação de investimento, o mercado de criptomoedas é bastante volátil e você deve pesquisar e decidir por si mesmo em que investir, especialmente em mercados de alto risco”.